"Sempre que eu leio sobre os males da cerveja, eu paro... de ler!"

"Give a man a beer, he'll waste an hour. Teach a man to brew and he'll waste a lifetime".

sábado, 3 de novembro de 2012

Mais sobre harmonização

Abaixo dou exemplos de pratos que combinam com determinados tipos de cerveja:


- Pale Ales - saladas, aperitivos leves, peixes e frutos do mar (camarão, carangueijo).
- Indian Pale Ales (IPA) – Pedem mais sabor, como carne de porco, pizza e frango frito, bem como saladas leves e pratos de marisco. O fato de ser bastante lupulada a faz uma excelente companhia para comidas apimentadas.
- Wheat, weiss ou witbier – Com estas, o melhor são pratos leves e sutis, como pratos de frutas e saladas. O motivo é que estas cervejas possuem forte presença de restos de fermento e senti-los fazem toda a diferença. Elas podem ir bem também com a sobremesa. A Hefeweizen alemã vai bem com creme de banana e uma Witbier seria ideal com uma sobremesa de laranja, que fazem sobressair  o estilo cítrico desta cerveja.
- Stouts e Porters - Churrasco, pratos refogados, carnes vermelhas em geral. Use a criatividade e sirva a carne ao molho pardo. Também sobremesas achocolatadas e café expresso.
- Imperial Stout e Sweet Stout – Sobremesas de chocolate com framboesa ou um fondue de chocolate. Recomendado para sobremesas mais pesadas.
- Blonde, Gold, Lagers and Pilsens – Vão bem com comidas picantes ou comidas pesadas com sabor dominante. Sendo cervejas muito leves e sem muitas nuances, não haverá o que perder no sabor da cerveja, enquanto se refresca a boca após a degustação de pratos com forte tempero ou picante. Uma pilsener mais lupulada pode melhorar o sabor de um peixe ou marisco, além de alimentos fritos.
- Brown Ale – Acompanha bem um frango com molho marrom ou carne de caça.
- Amber Ale – pizza, alimentos meio picantes ou até mesmo ser usada como substituta para a Brown Ale. Não combina com doces, pois estas normalmente possuem pouco lúpulo e muito malte. Ambers são um bom meio-termo e vão bem com quase tudo: hambúrgueres, queijo grelhado, frango assado e sopas.
- Marzen, Bock – Outro bom substituto para browns e ambers. Também vão bem com pratos mais picantes, salsichas, salgadinhos. Algumas bocks mais doces podem acompanhar uma sobremesa
- Belgas Dubbel e Tripel – Definitivamente pedem queijos, como gorgonzola. Podem ser servidas como digestivo após o jantar
- Fruit Beer – Uma salada de alface com um molho vinagrete de fruta ou uma salada de frutas. Também vão bem com uma sobremesa leve de frutas.
- Lambic – Tortas de cerejas, bolos com calda de fruta ou um prato principal que tenha frutas, como frango ao molho de framboesa ou porco ao molho de pêssego.
- Barleywine - Tende a ser muito dominante sobre qualquer prato, por isso recomenda-se servir sozinhos, como se fosse um brandy ou conhaque, possivelmente com um charuto. Queijos fortes podem ter um bom efeito também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário