"Sempre que eu leio sobre os males da cerveja, eu paro... de ler!"

"Give a man a beer, he'll waste an hour. Teach a man to brew and he'll waste a lifetime".

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Degustação passo a passo

A maneira como você bebe a sua cerveja é um fator importante que vai influenciar na experiencia como um todo. Assim como qualquer outro alimento, se você apenas engole sem atentar as nuances de aroma, tessitura e sabor, por exemplo, com certeza você não tirara proveito dos aspectos degustativos e a sua experiencia restara frustada: você estará apenas enchendo a barriga e perdera a chance de sentir os prazeres que o seu paladar é capaz de te dar.

Para uma melhor degustação da sua cerveja, quero dar algumas recomendações em como fazer para tirar o melhor proveito de todas as nuances deste liquido sagrado.

Antes de iniciar a degustação, no entanto, é importante atentar para alguns requisitos:

a) Certifique-se de que a cerveja está na temperatura adequada. Nada de “estupidamente gelada”, porque isso afetará o seu paladar, inibindo as papilas degustativas, e você não perceberá todos os sabores. A temperatura ideal é de 4 a 6 graus Celsius para as cervejas mais leves e claras e um pouco mais quente (6 a 9 C) para as cervejas mais escuras. Algumas cervejas com alto teor alcoólico podem, inclusive, serem servidas à temperatura ambiente.

b) Nao beba direto na garrafa. Como todos sabem, cerveja tem gás carbônico resultante do processo de fermentação  o que permite a formação das bolhas. Se você não transferir o liquido para um copo, o gás  continua acumulado na garrafa e vai todo para a sua barriga. Isto te dará a sensação de estomago inchado. Alem disso, a cerveja derramada dentro do copo formara a espuma e liberara o aroma, essenciais para uma degustação completa.

c) Apesar de não ser essencial, use o copo especifico de cada tipo de cerveja vai otimizar a experiencia. Este assunto merece um post especial, então não vamos entrar mais a fundo nisso agora.
d) Existem varias formas corretas de encher o copo, mas um jeito bem simples e fácil é inclinar o copo 45 graus, deitando o liquido mais rapidamente (para liberar o CO2) e ir diminuindo a velocidade na medida em que a espuma começa a se formar. Algumas cervejas exigem uma técnica especifica, como as cervejas de trigo e garrafas de rolha, que devem ser derramadas lentamente, já que criam espuma muito rápido  Cervejas artesanais acumulam sedimentos de levedura no fundo da garrafa e, caso você não goste do sabor, deixe um restinho de cerveja na garrafa para que o sedimento não desça  Em cervejas do tipo pale lager, como as comuns pilsens, deite a cerveja vagarosamente, fazendo-a escorrer pelo interior do copo, já que estas cervejas, por terem menos proteínas  tendem a formarem grande quantidade de espuma, que se dissipa rapidamente.


Agora, uma vez com a cerveja no copo, siga estes passos:
1- Inale o aroma. Como este é a primeira nuance a se dissipar, sinta o aroma primeiro. O sabor da cerveja é parcialmente baseado no aroma: um quarto da sensação de sabor deriva da sensação percebida pelo olfato. Alem do “timbre” do aroma, preste atenção na intensidade de cada nuance deste aroma.
Normalmente, o aroma mais proeminente numa cerveja é o do malte. É o mais obvio e pode ir do doce e perfumado ao rico e caramelado. As cervejas escuras possuem um aroma de grão torrado ou tostado, que podem lembrar café ou até chocolate.
O segundo aroma normalmente é o aroma do lúpulo  Este depende da variedade, quantidade e momento em que o lúpulo foi adicionado ao mosto, ou se lúpulos aromáticos foram adicionados. Aromas de lúpulo podem ser descritos como ervas, gramíneo, perfumado, cítrico, apimentado, etc.
Outros aromas, como de esteres frutados e álcool, formados pela fermentação  são as chamadas 'características da fermentação'. Variam de acordo com as cepas de levedura e a temperatura durante a fermentação  Alguns aromas como cheiro de plastico, ovo podre, cachorro molhado e vegetal cozido são sinais de cerveja mal feita ou mal armazenada.

2- Cheque a cor. A cor da cerveja é ditada pelo estilo e varia do palha pálido ao preto, passando pelo laranja, cobre, âmbar  dourado, castanho, marrom, etc. As mais claras são as cervejas de trigo e as mais escuras são as stouts.
Não se preocupe se a sua cerveja não for clara. Alias, clareza em cerveja é coisa conseguida por modernos métodos de filtragem. Como a cerveja é feita com ingredientes orgânicos  o seu corpo tende a ser denso e nublado, e não claro. Em algumas cervejas você conseguira observar pequenas partículas de levedura, quase como se fosse possível mastiga-las. Nao se preocupe, este é um charme todo especial dessas cervejas, principalmente as de trigo.
retenção de espuma também diz bastante sobre a cerveja. Quando a cerveja é colocado no copo, deve-se tanto formar quanto manter um colarinho. Uma espuma mais densa indica maior quantidade de proteínas na cerveja. As bolhas devem ser pequenas e devem subir rapidamente ao topo. Se uma cerveja não formar colarinho, ou esta mal carbonatada ou o copo esta sujo. Se as bolhas não sobem, provavelmente o copo esta empoeirado. Se a espuma tiver uma aparência de espumas de sabão  é porque foi usado um estabilizador de espumas e a cerveja passou pelo processo de clareamento. Então  normalmente as melhores cervejas possuem bolhas pequenas e espuma densa.

3- Prove. Sinta o frescor da cerveja na sua boca e permita que o liquido se espalhe por todos os cantos da língua. O paladar é uma experiencia sensorial que parte do interior da boca e da garganta e é bastante subjetiva.
O sabor primário normalmente é a doçura do malte. Nas cervejas industriais, o sabor do malte é leve, uma vez que se adicionam cereais não-maltados, como o milho. Quanto menos adições  mais rico o sabor da cevada. Quanto mais especiais os grãos de cevada, mais complexo é o sabor, como no caso da adição de grãos tostados. Alguns grãos dão ao paladar um sabor tostado ou torrado, tipo café, nozes ou chocolate.
O objetivo do lúpulo é compensar a doçura do malte. Sem o lúpulo  a cerveja seria um melaço alcoólico impossível de ser bebido. O sabor do lúpulo é o sabor do meio. Aqui você ira sentir de ervas, sabores cítricos  picantes, etc., que podem ir do mais leve ao mais agressivo.
Como o seu paladar, especificamente, sente a cerveja? Maltada, lupulada, equilibrada, robusta, frutada, tostada, complexa são algumas das características que podem descrever os sabores dos ingredientes primários. Mas não se prenda nos termos chavões. Faca comparações  use metáforas  Qual o sabor predominante? Quais os sabores secundários  A cerveja termina seca como um vinho? Ou deixa um final amargo na boca?
Agora, tente determinar a consistência e textura da cerveja. Como você descreveria o corpo da cerveja? Leve? Encorpado? Meio-termo? Cremoso? Gasoso? Mastigável?
Depois de provar a cerveja e discernir os seus vários sabores, aromas e texturas, reflita sobre o que levou o cervejeiro a escolher cada um destes sabores. As varias partes do trabalho foi suficiente para criar uma bebida agradável? É uma bebida fácil ou difícil de ser bebida? Depois de terminados estes passos da degustação, você nunca mais se aproximara de uma cerveja da mesma forma como fazia antes.

Um comentário:

  1. Parabéns, Rodrigo. Artigos como esse ajudam na formação de opiniões de consumidores, levando-os a ter mais consciência do que buscar em relação a cervejas. Grande abraço.

    www.destinocervejeiro.com

    ResponderExcluir